INSIGHTS #01 – RECONSTRUINDO UM ROTEIRO

Como eu havia mencionado no post anterior vou parar as postagens das páginas para focar na produção do roteiro e de material novo. Começo hoje com um post abordando um pouco sobre meu processo de escrever roteiros.

CONSTRUINDO A IDEIA

Há cerca de dois anos e pouco eu escrevi a base do roteiro da Offline, que deveria ter apenas 56 páginas, porém meu método de criação consistia em escrever e desenhar tudo ao mesmo tempo, o que causou uma série de desvios da base original. Você não tem ideia da quantidade de versões e seguimentos que criei pra Offline, sempre usando ganchos e pontas soltas que eu deixava no material que já havia criado, mas acabei notando que se seguisse neste caminho teria uma grande probabilidade de fazer desta webcomics um grande Frankenstein, cheio de remendos soltos, por isso decidi dar esta pausa.

MOMENTO DE CALIBRAGEM

Comumente cada etapa de um gibi segue uma linha de produção, onde cada artista fica responsável por algo: roteiro, desenho, arte-final, edição. Já quando você faz tudo sozinho precisa abraçar todas estas funções, e sem disciplina isso vira um caos.  Pra botar ordem nesta bagaça, resolvi segmentar minha própria produção, começando por uma estrutura de roteiro que desenvolvesse o que já havia sido apresentado sem se prolongar demais. Não foi fácil, mas pensando muito, lendo muito e assistindo muitas coisas eu consegui estabelecer esta base, e fiquei tão empolgado que escrevi quatro páginas. Até o momento já tenho 8 páginas escritas fora as que foram publicadas, e a ideia é me dedicar a escrever todas ainda em Agosto para iniciar a produção em setembro. Tendo todas elas escritas eu vou conseguir dar seguimento a tudo de uma maneira mais fácil.

Este foi um pouco do processo, da forma como criei uma armadilha criativa para mim mesmo e de como estou conseguindo resolve-la. Minha dica de hoje é escreva todo o roteiro antes de desenhar suas páginas, e mesmo assim isso não vai descartar alguma possível alteração posterior, mas ao menos você terá um alicerce mais firme para construir tudo. Caso caia na armadilha “escute seu roteiro”, ele vai te pedir o que exatamente o que ele precisa pra continuar.

Gostou do post? Deixe aqui no comentário suas ideias de roteiros, o que você imagina pro futuro de Offline e se está gostando de como as coisas estão indo. Até o próximo insight!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s